Filial Santa Maria
do Racionalismo Cristão



Trajetória da Filial Santa Maria
do Racionalismo Cristão 

Histórico

A partir do mês de agosto de 1983, fixou residência na Vila Tereza, na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha Nº 195, Bairro Camobi, o Sr. Garibaldi Garcez Cardona, que em sua residência juntamente com a Esposa e o filho iniciou a Limpeza Psíquica no seu lar dando, assim, origem ao futuro Correspondente e mais tarde à Filial do Centro Redentor do Rio de Janeiro.

No dia 3 de setembro de 1983, este pequeno núcleo foi reforçado pela presença do Sr. Joaquim Alves Neto que juntamente com sua Esposa, D. Fátima, e os dois filhos pequenos passaram a realizar a Limpeza Psíquica domiciliar. Hoje estes abnegados companheiros são instrumentos na Filial de Recife onde residem atualmente.

Em 31 de dezembro de 1985, realizou-se a nossa primeira visita ao Sr. Professor Garibaldi e a partir de janeiro de 1986 passou-se a acompanhar os trabalhos de Limpeza Psíquica assiduamente, até a organização do Correspondente. Agora já eram três famílias unidas pela mesma causa: a Família Cardona, a Família Alves Neto e a Família Müller.

 
Três familias Unidas pela mesma causa - 1986

Esta fotografia mostra as Famílias Cardona, Müller e Alves Neto que deram origem ao primeiro Correspondente do Racionalismo Cristão na cidade de Santa Maria.

No dia 12 de março de 1987, recebeu-se a visita do Sr. Dambury Ávila Antunes juntamente com sua Esposa D. Jandira Mimbacas Antunes e os seus Filhos. Eles contribuíram decisivamente para a formação do grupo de instrumentos em número suficiente, que possibilitou a constituição do Correspondente. Em 14 de maio de 1987, foi recebida a visita do Sr. Mozart Camacho presidente da Filial de Pelotas, que veio pessoalmente nos convidar para as festividades dos cinqüenta anos da Filial de Pelotas na qual tomaria parte o presidente internacional do Racionalismo Cristão, o Sr. Humberto Machado Rodrigues. Nessa data, o Sr. Mozart presidiu a Sessão de Limpeza Psíquica que apresentou a sala lotada e já se possuía nove instrumentos com a respectiva ficha preenchida.

Na data de 29 de maio de 1987, na Filial de Porto Alegre, o Professor Garibaldi assistia a uma Sessão Pública presidida pelo Dr. Humberto e com a presença de diversos presidentes e diretores de casas Racionalistas Cristãs.

No dia 30 de maio de 1987, um sábado, realizou-se em Pelotas a Sessão festiva Comemorativa dos 50 anos daquela Filial também com a presença de diversos companheiros de outras Filiais.

No dia 31 de maio de 1987, domingo pela manhã, a partir das dez horas realizou-se uma reunião sob a presidência do Dr.Humberto, com a presença de diversos presidentes, quando foram tratados diversos assuntos e em determinado momento foi oficializado o Correspondente de Santa Maria.

No dia 13 de junho de 1987, segundo sábado do mês, realizou-se a primeira reunião mensal do Correspondente quando foram tratados diversos assuntos e, especialmente, dado posse aos membros da primeira Diretoria e Junta Cooperativa da nova Casa Racionalista Cristã de Santa Maria. Conforme a Ata Nº 1 do Correspondente, tomaram posse como Presidente e Procurador o Sr. Garibaldi Garcez Cardona, Secretário o Sr. Gilnei Castro Müller, Tesoureiro o Sr. Dambury Ávila Antunes e Bibliotecária a Sra. Santa Gema Alves Cardona. A primeira Junta Cooperativa era assim constituída: Presidente o Sr. Garibaldi Garcez Cardona, sendo os demais membros: Luiz Eduardo Mimbacas Antunes, Ricardo Alberto Mimbacas Antunes, Jandira Mimbacas Antunes, Marisa Mimbacas Antunes da Silva, Adriane Mimbacas Antunes e Manuel Mimbacas Antunes.

A primeira manifestação de um espírito do Astral Superior se deu em uma memorável Sessão Pública realizada em 19 de maio de 1988 através do dedicado médium Miguel Rabelo Cunha, da Filial de Pelotas, que inúmeras vezes nos visitou tirando duvidas e transmitindo suas sábias experiências e contribuiu de forma esplêndida e decisiva para a iniciação dos instrumentos mediúnicos. Assim não se poderia deixar de referir-se ao Sr. Miguel, hoje um espírito de Luz a trabalhar em plano Astral Superior e que em vida física foi um dos mais dedicados instrumentos da Doutrina Racionalista Cristã na região sul do país. Aqui em Santa Maria muito nos incentivou e ajudou na época da implantação do Correspondente.

Outra data inesquecível para quem acompanhou a evolução da Doutrina em Santa Maria foi o dia 17 de setembro de 1988, um sábado, com a presença de inúmeros companheiros e amigos da Doutrina. Nesse dia foi realizado o lançamento da pedra fundamental do futuro prédio da Casa Racionalista Cristã de Santa Maria. Este evento foi marcado pela presença do Sr. Miguel Rabelo Cunha como o mais antigo dos instrumentos presentes naquela cerimônia. As obras tiveram início efetivamente no dia 22 de novembro de 1988 com as escavações das valetas para os alicerces.

Uma pessoa que trabalhou arduamente desde a implantação do Correspondente até a conclusão da obra da atual Filial foi o Sr. Garibaldi Garcez Cardona, "o nosso Professor Garibaldi", graças a sua persistência e vontade forte o prédio foi construído do alicerce ao acabamento. Este companheiro juntamente com sua Família realizou a doação do terreno ao Centro Redentor e administrou a construção da obra da Filial durante toda a sua duração. A planta arquitetônica da atual sede da Filial de Santa Maria foi elaborada pelo companheiro de doutrina de Capão do Leão, o Engenheiro Civil Clair Gonçalves Maiche. Esta primeira planta precisou sofrer algumas adaptações e modificações exigidas pela Prefeitura Municipal de nossa cidade e teve a assistência técnica do Engenheiro Civil Oly Luiz Doors daqui do município até a conclusão da obra.

O mês de janeiro de 1989 foi marcado por muitas visitas e principalmente no dia 24 de janeiro que tivemos a alegria de receber vinte e quatro companheiros provenientes de outras Filiais do Brasil, que aqui vieram em uma excursão.

Assim a 22 de janeiro de 1992, através de telefonema dado ao Sr. Mozart Camacho, teve-se informação que o Sr. Humberto Machado Rodrigues já havia escolhido a data de 18 de abril de 1992 para a inauguração da Casa Racionalista Cristã de Santa Maria e a sua elevação à categoria de Filial que se deu simultaneamente. Finalmente, com a presença de Companheiros e Amigos da Doutrina Racionalista Cristã de todo o Brasil e do estrangeiro, o nosso Presidente Internacional do Racionalismo Cristão, Sr. Humberto Machado Rodrigues juntamente com sua Digníssima Esposa, Sra. Marluce de Oliveira Rodrigues, abriram a porta de entrada do prédio iniciando-se a cerimônia para a inauguração das novas instalações que ficaram com o seu recinto interno amplamente lotado. Eram aproximadamente dezesseis horas de uma bela tarde ensolarada do sábado do dia 18 de abril de 1992.

A partir da inauguração da sede definitiva da Filial, continuou como presidente o Sr. Professor Garibaldi até julho de 1993 quando, por motivos pessoais e de caráter particular, decidiu em caráter irrevogável solicitar o seu afastamento da presidência da Filial conforme consta no texto da Ata Nº 74 de 10 de julho de 1993 realizada com a presença da Diretoria e parte da Junta Cooperativa. Com este imprevisto, e após uma reflexão dos desdobramentos, tomou-se a decisão de que Gilnei Castro Müller assumiria provisoriamente a direção dos trabalhos. E assim, em 5 de agosto de 1993, realizou-se uma reunião especial de emergência com a presença do Sr. Mozart Camacho presidente da Filial de Pelotas e interventor do Racionalismo Cristão na região sul e do Sr. Garibaldi Garcez Cardona que confirmou sua intenção de se manter afastado da presidência por tempo indeterminado. Nesta mesma data ficou acertado entre os presentes que o Sr. Gilnei Castro Müller assumiria provisoriamente a presidência da Filial. Na Ata de Nº 76, de 11 de setembro de 1993, consta referência à carta que foi recebida da Casa-Chefe na qual o presidente Internacional do Racionalismo Cristão, Sr. Humberto Machado Rodrigues, referendava o novo nome para a presidência da Filial, cujo novo Diretório ficou assim constituído: Gilnei Castro Müller- Presidente, Paulo Junior Vissotto - Secretário, Manuel Irineu Mimbacas Antunes - Tesoureiro e Boneval Carmo de Ávila - Bibliotecário.

Em outubro de 2001, o Sr. Boneval Carmo de Ávila que vinha desempenhando a função de Bibliotecário, foi transferido para a cidade de Porto Alegre onde passou a desempenhar as suas funções profissionais, e em conseqüência, foi convidado o Sr. Euler da Silva Silveira, que já fazia parte da Junta, para assumir as funções de Bibliotecário durante a atual gestão que se encerra em dezembro de 2002.

Cabe salientar que o Sr. Garibaldi, após um período de aproximadamente dois anos de afastamento dos trabalhos doutrinários, voltou a trabalhar como militante da Filial em abril de 1995 até início de janeiro do ano de 2002, tendo assim muito colaborado para a manutenção e realização de todas as atividades e para o engrandecimento e divulgação da doutrina Racionalista Cristã em Santa Maria. Na reunião de diretoria de 12 de janeiro de 2002 ele já não participou por se encontrar doente. A partir desta data, pelo agravamento da doença, sua saúde o impediu de participar dos trabalhos doutrinários até a sua desencarnação ocorrida em 7 de maio de 2002.

De 1993 até 2002, quando completou 10 anos de existência na sede própria, a Casa Racionalista Cristã de Santa Maria já havia empossado três diretorias sobre a presidência do Sr. Gilnei Castro Müller que vem exercendo até hoje a função de presidente, sempre assessorado pelos seus companheiros de Diretório.

Muitos obstáculos e dificuldades foram enfrentados e vencidos, melhorias foram realizadas nas instalações internas e externas da sede, tudo que se conseguiu manter ou realizar deve-se à ajuda e prestimosa cooperação dos companheiros de doutrina.

Neste ano de 2006, no mês de abril, comemoramos o 14º aniversário de existência e inauguração da sede própria da Filial e, no dia 31 de maio, o 19º aniversário do primeiro Correspondente instalado em Santa Maria.

Santa Maria, Camobi, RS, 20 de julho de 2006

Gilnei Castro Müller
Presidente

De "Histórico" a página principal da Filial Santa Maria

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved